quarta-feira, 27 de junho de 2012

CICLO VICIOSO- CAPITULO:FÉRIAS MAIS UMA VEZ

 E começa mais uma fase desse tal ciclo vicioso ao qual somos obrigados e temos o dever de vivenciar : vida escolar, mais especificamente, capítulo férias (mais uma vez). Sabe, é gostoso ter de viver isso! Apesar de todas as aflições, conflitos e notas. É tudo meio esquisito no começo, bem no começo mesmo: primeiro dia de aula. Conversas estranhas sobre um tal colégio em que todos se esforçam o máximo pra te mostrar que esse cara é algo legal, e realmente é, antes de tudo começar. Cheirinho viciante de livros e material novo.Orgulho por ter tudo aquilo só pra você, tão cedo, sem trabalho, salário e esforços. Estranho pra uma criança, não? Estranho e fascinante. Mas chega o dia de conhecer o magnífico. Porque precisamos ir de farda? Isso martela a cabeça de qualquer um no primeiro dia. Essa roupa incomoda e é feia. Não quero ser igual a todo mundo, usar a mesma roupa deles, isso é insano!
 Agora é a hora que você tem de desgrudar da perna da sua mãe e entrar num lugar esquisito, onde parecia que alguém tinha vomitado um arco-íris, definitivamente. E ela fica te olhando com os olhos arregalados cheios de lágrimas atrás de uma parede transparente.Parecia doloroso e gratificante.Como ela pôde sorrir em meio ao choro? Só agora você veio se tocar que aquelas pessoas fantasiadas de gente do bem, veio pra te separar deles, num acordo de ambos, sob grande manipulação. Como eles podiam te deixar? Agora esses estranhos de sorrisos são bonzinhos? Mas eles não eram os malvados de quem a gente não podia nem chegar perto? Mãe, me tira daqui!
 A manhã passa, ela ainda está ali, olhando pra você. Com olhos, agora, aliviados. Mas você já tinha encontrado com alguém especial, "...um novo amiguinho" como aquela voz te disse, e agora aquele olhar não te chamava mais atenção. Fez falta no outro dia, mas ela voltava. Isso era bom, não era? 
 Os anos se passaram. Aquilo virou rotina e todos os detalhes nem importavam mais. Você finalmente descobriu o que era amizade e o que ela significava. Os amigos agora eram mais essencial do que aquele olhar molhado atrás da parede e te arrancavam um sentimento assim como seus parentes. Virou família. Essencial. Você também cresceu, não se esqueça! Amadurecer não é tão fácil quanto se parece. Tirar notas boas também não.   Conviver com algumas pessoas que você aprendeu a não gostar é irritante. Mas tudo isso é essencial, assim como aqueles adultos disseram quando tudo começou. Cada detalhe, diferente do que você pensou, tem toda a importância do mundo, porque te faz ser quem você é, faz parte da sua vida. Pensar que isso irá acabar um dia parece mais insano do que a farda feia e desconfortável que você teve de aturar todos esses anos. Mas assim como teve de começar, terá de terminar. É um ciclo, certo? Vicioso, conclui-se.
 Essa é a parte em que você se entrega total e irrevogavelmente à preguiça, como teve vontade o semestre inteiro, e pode finalmente dormir e acordar tarde, assistir o que quiser a qualquer hora, sair com os amigos sem ter um horário certo pra voltar, viajar até o dia em que a rotina deve voltar. Ou melhor, continuar. Boas férias!   MARI GOMES 


Nenhum comentário:

Postar um comentário